domingo, 31 de março de 2013

Natal, Ramos e Páscoa – O Regresso a Casa



“Porque onde há um testamento, é necessário que se dê a morte do testador”

“Eu sugiro que as pessoas vejam a história cristã como se fosse um conto pagão. A Fé é apenas a história de um Deus que morreu pelos homens. Agora suponhamos que nunca tínhamos ouvido falar de Cristo. Suponhamos que só sabíamos da terra e dos filhos dos homens deambulando por ela. O que pensaríamos nós dessa história de um Deus morrer para que os homens pudessem ser aceites e como a contaríamos?"  (The Thing, 1926).

"Como resolveria Cristo os problemas modernos se estivesse hoje no mundo? 
Esta pergunta comporta dois dogmas: a de que os problemas do mundo de hoje são muito diferentes dos problemas do mundo de ontem e a de que Cristo não se encontra, de facto, no mundo. 
Isto implica reduzir Cristo apenas ao seu tempo, o Cristo histórico: "As soluções de Cristo não se aplicam a nós os modernos". Este é um ponto de vista dos ateus ou agnósticos, mas também dos crentes que “dormem” e só acordam quando ouvem “mas não se faça a minha vontade mas a Tua”. 
Mas esta suposta vinda “de novo” de Cristo aponta a Natividade, o Natal, e as suas soluções para os problemas apontam para a Páscoa, a Paixão e a Ressurreição. Então, o Natal e a Páscoa encontram-se estreitamente relacionados (Good Housekeeping, 1932).

“Desde esse dia, nunca mais bastou afirmar que Deus está no céu e o mundo está direitinho, dado que corre o boato de que Deus abandonou o céu para o endireitar” (O Homem Eterno, 1925).

Dizia Belloc que a Natividade e a Ressurreição estão de facto relacionadas. “Numa alma forte um amor dura o suficiente para ser transformado numa amizade sólida, absorvendo as qualidades do dever e quase também as da virtude. Então o amor desfaz-se da decadência da nossa natureza e segue vivente, suportado por um princípio imortal.”

"As três dádivas do Natal são que Cristo foi coroado como um Rei, venerado como um Deus e morreu como um homem. A estranheza acompanha mesmo as coisas divinas. O Natal implica que se não pensamos de forma correcta sobre as coisas importantes, acabaremos por pensar errado sobre a maioria das coisas. Os conceitos básicos e as energias eternas começaram aqui, na caverna de Belém. A festa da encarnação e a festa da ressurreição, desenrolam-se em duas grutas, a de Belém e a de Jerusalém." (São Tomás de Aquino, 1933).

“O Natal é demasiado belo, demasiado tradicional para que os secularistas o suprimam. Nada há de errado no mundo moderno excepto o facto de que não se encaixa no Natal. O critério do que é humano ou do que é verdade não pode ser: «encaixa-se nos valores do mundo moderno?», mas sim: «o mundo moderno encaixa-se no Natal, na vinda de Cristo?» (Illustrated London News, "The Wrong Books at Christmas", 1908).

“…no Templo, quando as mesas são derrubadas e atiradas pelas escadas abaixo, como trastes velhos, e os mercadores ricos são expulsos a golpes de chicote, o que é tão incompreensível para os pacifistas quanto a não resistência o é para os militaristas (…) mas há sempre alguém que sente aquela repugnância refinada de quem nunca se deixa de comover com a violência, em especial a violência contra os que estão bem na vida…” (O Homem Eterno, 1925).



"A gratidão, talvez o maior dos deveres humanos, é talvez também o mais difícil” (porque muito do que somos e do que fazemos não se originou de nós próprios). Cristo curou dez leprosos e só um agradeceu. Cristo disse: “não foram dez os curados? Onde estão os outros nove?”, Lu 17, 11-19, (The Illustrated London News, 1935).


“A história de Cristo é pois a história de uma viagem…e vai ascendendo gradualmente em direcção às montanhas, que se encontram mais perto das nuvens de trovoada e das estrelas, até à Montanha do Purgatório. Ele anda por lugares estranhos, como se estivesse perdido. É possível detê-lo pelo caminho, para com Ele discutir, mas o seu rosto permanece voltado para a cidade da montanha (...) e detém-se numa volta do caminho, chorando à vista de todos…” (O Homem Eterno,1925).

Cristo é aclamado, nos Ramos, à entrada de Jerusalém, como Rei. Aclamado não pela elite, mas sim pelo povo. E que espécie de Rei? Um Rei montado numa jumentinha, filha de uma jumenta, Jo 12, 12. Já algo semelhante tinha acontecido em Belém, onde foi adorado pelos simples e pelos estrangeiros e perseguido pela elite. Mas qual foi a reacção do povo à perseguição que lhe moveu o poder?

“Os pobres a quem Ele pregou a boa nova, a gente comum que gostava de o ouvir, a populaça que tinha formado tantos heróis e semideuses no velho mundo pagão, também deu mostras da fraqueza que estava a dissolver o mundo. Sofria dos males que muitas vezes se detectam na ralé das cidades, em especial na ralé das capitais, em períodos de declínio social…Reconhecemos em tudo isto a população urbana que bem conhecemos, com os seus medos e as suas caixas jornalísticas…Era a alma da colmeia, essa coisa pagã: É melhor que morra um só homem pelo povo." (O Homem Eterno,1925).
 
“…e Deus foi abandonado por Deus…”, (O Homem Eterno, 1925).
 





“...no meio daquele horror, daquela vociferante solidão de deserções, uma voz se ergueu em homenagem. Uma voz surpreendente, proveniente do último sítio de onde se estava à espera que surgisse, do pilar do criminoso. E Ele disse a esse rufião sem nome: «hoje mesmo estarás comigo no Paraíso». O representante de Roma apenas consegue dizer: «O que é a verdade?». Uma das principais personagens ocupa aquele que parece ser o inverso do seu papel. Roma era quase um sinónimo de responsabilidade. Mas passou, para todo o sempre, a uma espécie de estátua imóvel de irresponsabilidade. O homem não conseguia ir mais longe. Postado no assento de juiz, um romano tinha lavado as mãos do mundo…neste drama decidiu-se o destino da antiguidade.

Ao terceiro dia os amigos de Cristo ao chegarem ao local viram o sepulcro vazio e a pedra rolada para o lado. Em diferente grau eles aperceberam-se da nova maravilha; mas mesmo então eles não se aperceberam bem que o mundo tinha morrido numa noite. O que eles contemplavam era o primeiro dia de uma nova criação,  um novo Céu e uma nova Terra. 
E, no semblante de um jardineiro, Deus passeava de novo no Jardim, na brisa, não da tarde, mas da madrugada.


…temos a sensação de que a Morte era a noiva de Cristo como a pobreza era a noiva de São Francisco. Temos a sensação de que a vida de Cristo foi, em certo sentido, uma espécie de caso amoroso com a morte, um romance da busca do sacrifício definitivo. Desde o momento em que a estrela se ergue no alto, qual foguete de aniversário, até ao momento em que o sol se extingue, qual tocha funerária, toda a narrativa avança sobre asas, com a rapidez e a orientação de um drama, que culmina num acto que está para além das palavras.” (O Homem Eterno, 1925).






Mas os cristãos não fazem a elegia da morte. Nunca Cristo, por aceitar a morte, deixou de exaltar a vida. Foi Ele quem exaltou os passarinhos, os lírios do campo, os rostos das crianças, a esperteza das serpentes, a simplicidade das pombas. Nunca São Francisco que chamou à morte sua irmã, deixou de chamar aos pássaros seus irmãos e espantar-se com a natureza e a terra, sua irmã. Não! O êxtase do regresso a casa não é a exaltação da morte do misticismo nórdico ou germânico. Nunca São Paulo deixou de nos falar na orientação correcta da vida e das igrejas, apesar da lição sobre a passagem de uma ontologia mortal a uma imortal, 1 Cor 15.

"O altar é um local de sacrifício. Mas este é um altar como nenhum outro. Só neste altar Deus se sacrifica a Si para Si próprio." (Christendom in Dublin, 1932).

Deus oferece a si próprio o melhor que havia para oferecer pelo resgate do homem comum: a perfeição humana.

“Porque onde há um testamento, é necessário que se dê a morte do testador. Um testamento só entra em vigor depois da morte, pois, enquanto o testador vive, não tem validade alguma…Sem efusão de sangue não há remissão”, Heb 9, 16-23.

A liturgia católica é lindíssima. Até os estetas se fascinam com os cânticos, as leituras, os trajes, a atmosfera. Os cépticos acham-na ridícula e estranha. Da posição de onde olham é muito natural que assim pensem, pois eles consideram-se a si próprios animais. Ora a liturgia não é deste mundo, no sentido em que não vem deste mundo. Seguramente não vem do mundo animal. E a sua participação é própria de espíritos, não de animais. É natural que um animal a olhe com estranheza, porque vinda de um mundo que lhe é estranho.

“Aos da minha fé só há uma resposta à questão da vinda de Cristo. Cristo está na Terra hoje, vivo, em milhares de altares. E Ele resolve os problemas das pessoas exactamente do mesmo modo como os resolvia quando estava na terra num modo mais comum. Quero dizer, Ele resolve os problemas de um pequeno número de pessoas que escolhem de vontade própria ouvi-Lo. Ele não apelou a um sultão do Oriente ou a um conquistador romano no Seu tempo. Ele não apareceria como um polícia ou uma outra autoridade agora." (Good Housekeeping, 1932).

“Se calhar ainda estamos de algum modo no Paraíso, só os nossos olhos é que mudaram.” (Christendom in Dublin, 1932).

Se Deus aparecesse nos noticiários da TV que lugar restaria à liberdade humana, ao livre arbítrio e à Fé? Como poderíamos duvidar de uma evidência? Como faria o homem o caminho da confiança, de volta a uma relação entretanto traída? Não! A maior razão da Fé reside na salvaguarda da liberdade humana. Em reganhar uma confiança entretanto perdida pela Queda. É preciso viver a revolução permanente, contra o espírito da época, contra a heresia da moda. Só assim se obtém o perdão e o regresso a casa.

António Campos
Anália do Carmo



Sem comentários:

Enviar um comentário